Vitanima


Festival de filmes de animação com objetivo de exibir produções nacionais e internacionais, de artistas que se utilizam das inúmeras técnicas e linguagens da animação.

Em 2011 o Vitanima fará sua 3ª edição, desta vez na cidade de Recife, no Centro Cultural Correios Recife.

Além de informações sobre o festival em Recife, o Blog mostrará curiosidades dos filmes que integram a programação. Participe do Vitanima inscrevendo seu filme, sua presença ajudará a mapearmos o cenário da produção de animação nacional.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A 3ª Mostra Livre de Animação Contemporânea

A 3ª Mostra Livre de Animação Contemporânea – que se realiza nos dias 18, 19 e 20 de março – insere-se no momento especial de desenvolvimento do cinema brasileiro. Nestes dias Recife torna-se o epicentro do desenho animado nacional, com a apresentação do trabalho de dezenas de animadores.

Montagem  de alguns dos filmes


O projeto – patrocinado pela Empresa de Correios e Telégrafos – segue o objetivo central da primeira e segunda mostras que é dar maior visibilidade à produção de desenho animado realizada por autores brasileiros.

Mas a 3ª Mostra não se restringe à produção nacional: diretores, produtores e o público que frequentar as apresentações, o debate e a oficina vão travar contato com o que acontece na cena internacional.
As diferentes propostas estéticas, a diversidade cultural do país, o intercâmbio com a realização e propostas que são produzidas em outros países marcarão presença, assim como aconteceu nas mostras realizadas no Parque das Ruínas, Rio de Janeiro – 2005 e 2006.

Presença nas primeiras edições do evento, Otto Guerra, em entrevista concedida a Estevão Garcia, pouco depois da 2ª Mostra, destaca a poética que emana dos personagens utilizados por ele, em um de seus desenhos – a partir das tiras em quadrinhos de Angeli - Wood&Stock. Segundo Otto, neste caso, a poética torna-se presente quando se dá vida a um tipo de contestação que já passou, no anacronismo das figuras do hippie e do personagem da contracultura underground, presentes no desenho.


Cena do filme Wood&Stock


Nenhum comentário:

Postar um comentário