Vitanima


Festival de filmes de animação com objetivo de exibir produções nacionais e internacionais, de artistas que se utilizam das inúmeras técnicas e linguagens da animação.

Em 2011 o Vitanima fará sua 3ª edição, desta vez na cidade de Recife, no Centro Cultural Correios Recife.

Além de informações sobre o festival em Recife, o Blog mostrará curiosidades dos filmes que integram a programação. Participe do Vitanima inscrevendo seu filme, sua presença ajudará a mapearmos o cenário da produção de animação nacional.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Oficina Bases da Animação

   A Oficina Bases da Animação tem como proposta estimular a produção de experimentos em cinema de animação de baixo custo. Destina-se a todos que tenham alguma curiosidade sobre o assunto. As aulas terão um caráter investigativo e experimental visando uma melhor compreensão dos processos de realização de uma animação.
   A oficina destina-se a 25 participantes a partir dos 14 anos de idade, interessados em artes visuais, cinema de animação e fotografia e sendo ministradas por uma dupla de orientadores profissionais da área: Professor Raoni Assis, formado em Comunicação Social/Publicidade pela Maurício de Nassau, trabalha como Ilustrador, Animador e professor de oficinas; Professor Paulo Leonardo Fialho, formado em Educação Artística/Artes Plásticas pela UFPE, trabalha como Animador e professor de oficinas.
   Datas: de 17 a 19 de março das 10 às 13 horas, no Centro Cultural dos Correios.
   A seleção será feita até o dia 14 de março e os selecionados serão comunicados através de e-mail.  

Link da inscrição em word a ser baixado:

https://docs.google.com/document/pub?id=1b5SATqkM6t6gTkyRUXBzqwO81ZnkSJSI0omVtvh4QiI

Após o preenchimento enviar a ficha para o e-mail animacaorecife@gmail.com. Obrigada!


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Allan Sieber

O humor cáustico e instigante de Allan Sieber vai estar presente na Vitanima - 3ª Mostra Livre de Animação Contemporânea, através de seus desenhos.

A sinopse de um de seus filmes mais premiados, “Deus é Pai” (melhor curta no 27º Festival de Gramado, melhor filme no 8º Anima Mundi, melhor roteiro de curta animação em festival realizado no Recife, além de prêmios em festivais de Munique, Santa Maria de Feira [Portugal] e Havana, entre outros), já diz muito sobre o denso material que Sieber vai nos proporcionar agora em Recife: “Após milhares de anos de convivência , a relação de Deus com seu amado fillho, Jesus sofreu um inevitável desgaste. Para tentar reestabelecer os antigos elos, uma terapeuta passará por maus bocados...”

Como diz o próprio Sieber, sua atitude é “zombar do ridículo”. Exemplo disso é a apresentação de seu livro “É tudo mais ou menos verdade”, no qual ele se propõe a “um jornalismo investigativo, tendencioso e ficcional”.

Quem assiste seus desenhos, lê suas tiras (tem uma produção regular publicada no Folha Teen – revista para adolescentes do jornal Folha de São Paulo, entre outras publicações), se depara com uma crônica onde personagens comuns (em uma tira denominada Preto no Branco, um grupo de amigos vai a um restaurante e tira do sério um garçon que chorando decide se matar) junto com o autor mergulham de forma acelerada e descuidada nos impasses da vida... De repente, aquilo que pareceria uma fuga é – com a arma do riso sarcástico em punho – o enfrentamento da realidade por cada um dos personagens que vão surgindo de sua pena criativa e profícua.

Vamos lá!!! Animação logo depois do frevo.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A 3ª Mostra Livre de Animação Contemporânea

A 3ª Mostra Livre de Animação Contemporânea – que se realiza nos dias 18, 19 e 20 de março – insere-se no momento especial de desenvolvimento do cinema brasileiro. Nestes dias Recife torna-se o epicentro do desenho animado nacional, com a apresentação do trabalho de dezenas de animadores.

Montagem  de alguns dos filmes


O projeto – patrocinado pela Empresa de Correios e Telégrafos – segue o objetivo central da primeira e segunda mostras que é dar maior visibilidade à produção de desenho animado realizada por autores brasileiros.

Mas a 3ª Mostra não se restringe à produção nacional: diretores, produtores e o público que frequentar as apresentações, o debate e a oficina vão travar contato com o que acontece na cena internacional.
As diferentes propostas estéticas, a diversidade cultural do país, o intercâmbio com a realização e propostas que são produzidas em outros países marcarão presença, assim como aconteceu nas mostras realizadas no Parque das Ruínas, Rio de Janeiro – 2005 e 2006.

Presença nas primeiras edições do evento, Otto Guerra, em entrevista concedida a Estevão Garcia, pouco depois da 2ª Mostra, destaca a poética que emana dos personagens utilizados por ele, em um de seus desenhos – a partir das tiras em quadrinhos de Angeli - Wood&Stock. Segundo Otto, neste caso, a poética torna-se presente quando se dá vida a um tipo de contestação que já passou, no anacronismo das figuras do hippie e do personagem da contracultura underground, presentes no desenho.


Cena do filme Wood&Stock


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011